Técnica do chute ninja para sua prova

Olá, concurseiro! Talvez você não conheça sobre a Técnica do Chute, mas eu tenho certeza que vai te ajudar muito na hora de você  gabaritar a sua prova.

É obvio que você está querendo passar em um concurso público sem perder tempo. É lógico que você já sabe como ler questões de prova de um concurso público, por isso, use toda a sua sabedoria lendo as questões com atenção.

Mas às vezes é normal você ficar preocupado ou ficar ansioso para poder fazer a prova e acabar dando aquele famoso branco na hora de responder a prova.

Isso é natural, acontece com todo mundo. A técnica do chute vem justamente ajudar neste ponto. Deu aquele branco na hora de responder a prova?  Está com aquela dúvida?  Então essa técnica vai te ajudar!

Como é que funciona essa técnica do chute?

Toda banca geralmente divide a quantidade de questões da prova pela quantidade de letras que tem na própria. No caso, ela distribui igualmente as letras de acordo com a quantidade de questões.

Vamos imaginar então que a sua prova de língua portuguesa tenha de 50 questões. As alternativas estarão marcadas da letra A até a letra E, ou seja, 5 alternativas.  Dividindo as 50 pelas 5 alternativas possíveis, então a média de balanceamento para cada alternativa será de 10 alternativas corretas para cada letra.

É claro que varia muito de banca para banca, mas as possíveis alterações de número de respostas corretas serão bem próximos à média balanceada, portanto, não irá afetar o resultado de nossa técnica do chute. Mas muita gente às vezes não sabe disso.

Média de Balanceamento

Agora eu vou te ensinar como é que você consegue marcar corretamente ou aproveitar o máximo da sua prova acertando o máximo de questões possíveis. Mesmo aquelas que talvez você não saiba, você pode conseguir acertar usando essa técnica do chute.

Como é que a gente procede nessa técnica do chute?

Vamos imaginar que você tenha certeza de algumas questões outra você tem mais ou menos certeza e outras você não tem uma certeza plena ou você não sabe de jeito nenhum.

A primeira coisa a fazer é começar analisando as questões e marcar aquelas você tem certeza. Vamos imaginar que você tenha certeza que 7 questões a resposta seja a letra A. Então, você vai marcar 3 questões corretas para a letra A.

Continuando, você descobre que tem certeza de que estão corretas, 8 na letra B, 4 na letra C, 7 na letra D e 7 na letra E.

Agora você vai analisar quais as questões você tem quase certeza e descobre que tem quase certeza de 1 na letra A, 2 na letra B, 1 na letra C, 1 na letra D e 2 na letra E.


Desta forma, temos que 40 questões você tem certeza ou quase certeza, o que nos revela que das 50 questões, 10 você não sabe responder.

Então você vai marcar essas 10 questões com a letra que você marcou menos, ou seja, a letra C. Assim, você vai ter uma boa chance de acertar mais 5 questões sem saber nada a respeito.

Mas, e se eu tivesse mais de uma letra com o mesmo resultado?

Da mesma forma, você vai escolher uma delas e jogar todas as questões. Não adianta dividir pelas 2 letras pois a probabilidade de você errar vai ser grande.

Triplique as suas chances de passar em concurso público estudando apenas 2 horas por dia

Usando a experiência e a cabeça

Muitas vezes você não sabe a resposta de uma questão por que está em dúvida entre duas ou até mesmo três alternativas. Antes de fazer a análise final da técnica do chute.  Verifique as alternativas que são absurdas na questão pendente. A sua experiência no assunto é capaz de eliminar muitas alternativas de cara.

Faça isso com todas as questões que sobraram. Analise bem as alternativas que ainda estão no páreo e compare com sua análise da técnica do chute. Se entre as alternativas estiver a letra que você menos marcou, então é bem possível que essa seja a questão correta.

Ao final de tudo, refaça sua analise da técnica do chute. Dessa forma, será possível matar mais questões antes de arriscar tudo em uma só letra.

Perceba que a técnica do chute é muito útil para quem estudou muito, pois quanto mais você estudar, mais certeza das respostas você terá e os seus chutes ficarão restritos a algumas poucas questões.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *