Procrastinação – 7 dicas matadoras para acabar com esse vício!

O que seria a procrastinação?

Aquele concurso tão esperado está prestes a publicar o edital. Você planeja estudar muito para conseguir a tão desejada vaga. Mil planos e promessas de passar os dias e as noites a fio estudando, resolvendo questões, enfim, se isolando do mundo para ter sucesso.

Elabora suas técnicas de estudo começa a rascunhar em um papel as matérias, prepara o material de estudo e nesse ponto escuta alguém te chamando no whatsapp. Começa então um papo descontraído com um(a) amigo(a), um(a) namorado(a) e duas horas depois lembra de que precisa estudar. Senta na mesa e começa a folhear os livros e sente o estômago reclamando.

Hummm, um lanchinho agora ia bem!

Então você vai até a cozinha e começa a preparar um lanche. Enquanto prepara, liga a tv ou o rádio para saber o que está acontecendo com o mundo. Satisfeito, você ainda fica mais um pouquinho pra saber o que vai acontecer no final daquele episódio que você está assistindo.

Finalmente você sai da cozinha, mas antes de ir para o quarto, você resolve passar no banheiro para escovar os dentes e quando finalmente chega em sua mesa de estudo você se dá conta que está muito tarde e que não poderia ter um dia de estudo produtivo com tão pouco tempo e acaba pensando…

…amanhã eu começo!

Será?

Estou muito ocupado fazendo coisas que eu não preciso para evitar fazer o que eu preciso fazer de verdade

Procrastinação é o ato de postergar as coisas que podemos e devemos fazer hoje para amanhã.

 

O problema é que ela se torna um vício e o amanhã demora para chegar e quando um belo dia ele chega, você já está com o tempo super curto para realizar as tarefas que teria que fazer.

Quando se fala de concurso público, a procrastinação é a nossa maior inimiga. Nos tira do foco do estudo, nos distrai, nos faz ir para as redes sociais só pra dar uma olhadinha e assim por diante até o limite que nós permitirmos para ela. Nós?

Sim nós, porque o somos os responsáveis por isso. Principalmente quando temos tarefas árduas a fazer como no nosso caso, estudar! Será que iríamos procrastinar se tivéssemos que ir para a balada, para um show, jogar futebol ou qualquer outra coisa que nos dê prazer?

Algumas pessoas põem a culpa na força do hábito, outras simplesmente jogam a culpa pra cima da sua força de vontade e com isso se sentem menos culpadas a continuar procrastinando. Como exemplo, podemos citar os fumantes que estão há anos prometendo parar de fumar, aos obesos que estão sempre recomeçando suas dietas na próxima segunda-feira e outros mais.

Ok, ok, confesso, a culpa é minha! Mas como eu faço pra evitar isso?

Tenha uma memória imbatível e lembre de tudo que estudou com essa técnica incrível

Em primeiro lugar ninguém é culpado por procrastinar. O ato de procrastinar foi aprimorado por milhões de anos no ser humano desde os primórdios da civilização. No início o homem não fazia planos para o futuro,  não pensava no amanhã. Sua maior preocupação era ter o que comer.

Portanto, saciar as necessidades básicas era o que mais importava. Com a evolução o homem começou a ter sua atenção desviada para atividades que lhe davam prazer, atividades fáceis de se fazer, dando maior importância para a urgência do que para o que era prioridade.

Com isso, veio o sentimento de culpa e ansiedade quando o tempo se tornava curto para aquilo que realmente importava.

A procrastinação traz: culpa, remorso, pesar, derrota, entre outros sentimentos.

Eliminar totalmente a procrastinação é impossível e algumas pessoas tem mais tendência do que outras para procrastinar, está no DNA. Mas podemos fazer alguma coisa para abrandá-la. Confira as 7 dicas matadoras:

1.Segmentar as tarefas

Muitas vezes, acabamos procrastinando uma tarefa, simplesmente por ela ter um grau de dificuldade muito grande em algum ponto.

Correr uma maratona é uma tarefa muito difícil para a maioria das pessoas, mas pode ser uma tarefa alcançável se tomarmos a iniciativa de colocar nossa roupa de treino e sairmos para uma corrida de curta distância. 

Dividindo as metas em etapas mais fáceis e focando com simplicidade apenas nessa tarefa, poderemos ir aos poucos cumprindo uma a uma, aumentando o grau de dificuldade gradativamente até conseguirmos o objetivo.

Com o estudo é a mesma coisa, comece com matérias que você tem mais afinidade e vá aumentando o grau de dificuldade gradativamente.

2.Transforme a disciplina em hábito

Quando dependemos de uma disciplina rígida para alcançar um objetivo, a tendência é não conseguirmos.

Não tenha disciplina para estudar e sim crie o hábito de estudar. Torne isso o seu padrão de vida até entrar no piloto automático.

Relacione suas atividades ao que você quer tornar um hábito, como por exemplo, começar a estudar logo depois do café da manhã, fazendo com que o café se torne o gatilho para estudar.

Com isso o hábito será criado automaticamente, sempre lembrando a recompensa que ele lhe dará lá na frente.

Quando as coisas se tornam automáticas, não temos mais que decidir o que fazer, não temos mais o que procrastinar.

3.Não seja perfeccionista

Quando temos algo importante para fazer, por muitas vezes acabamos procrastinando por querermos alcançar a perfeição, o que acaba nos dando uma excelente desculpa para desistirmos.

Diminuindo seu grau de auto-exigência vai te impedir de procrastinar.

Não busque a perfeição, vá melhorando aos poucos. Se você estuda e não consegue entender determinada matéria, deixe-a para mais tarde. 

Ocupe-se de uma matéria mais fácil e vá em frente. O simples hábito de estudar vai aos poucos te treinando a raciocinar melhor e com certeza você logo se sentirá mais à vontade com matérias mais difíceis.

4.Faça uma coisa por vez

Achar que fazer várias coisas ao mesmo tempo vai te fazer ganhar tempo é um pensamento equivocado.

Faça uma gestão do tempo para cada coisa e obter maior produtividade em cada uma delas.

Desta forma você vai ter mais efetividade naquilo que está fazendo alcançando a maior eficiência.

Nos estudos, separe as matérias e defina um tempo para cada uma delas. Estude cada uma com bastante atenção e respeite o tempo dela.

Procure estudar matérias da mesma área dentro do mesmo dia. No outro dia mude de área. Isso é ótimo para exercitar o cérebro.

5.Faça o que é mais importante primeiro

Já comece o dia executando a tarefa mais importante que você tem pra fazer.

Isso, além de te trazer satisfação, vai te deixar mais disposto a realizar as outras tarefas do dia. Isso porque nossa força de vontade está maior no começo do dia e tende a se dissipar com o decorrer dele.

No caso dos estudos, você pode aproveitar essa energia para as matérias que você tenha maior dificuldade ou que te exijam maior tempo.

O grande benefício disso tudo é que você se sentirá bem mais disposto a estudar matérias mais fáceis depois.

6.Faça lista de tarefas

Procure sempre colocar suas tarefas em listas. Deixe sempre as 3 mais importantes e que estejam bem alinhadas com o seu objetivo principal, que no caso é passar no concurso.

Só depois de cumpridas coloque outras tarefas novas, mas só depois. Com poucas tarefas a cumprir, fica mais fácil de tomarmos a iniciativa e começar logo o que temos que fazer.

Faça uma lista com 3 matérias e foque nelas. Esqueça as outras por completo. Isso traz uma maior tranquilidade no seu psicológico e te deixará mais relaxado para dar conta das matérias do dia.

7.Mude as métricas do tempo

Estudo feitos comprovaram que aqueles que pensam no futuro, deixando de medir o tempo por anos e passam a medir meses em vez de anos, dias em vez de meses e horas em vez de dias, por exemplo, tendem a ter mais foco na realização de suas tarefas hoje.

isso acontece não só porque cria a impressão de urgência maior, mas porque, como diz o estudo, “dá a sensação de que o futuro e o presente estão conectados e, portanto, são harmônicos em vez de conflitantes”.

 

 

Então, vamos começar a mudar isso hoje?

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