Edital de concurso público. O que fazer ANTES e DEPOIS?

O edital de concurso público é o instrumento que oficialmente declara aberto o certame para preenchimentos de vagas em qualquer concurso público.

O edital também marca um ponto imaginário no tempo, de onde você tem total noção de quanto tempo você tem para finalizar seus estudos.

Todos os concurseiros que se preparam com foco e responsabilidade têm o edital como ponto de referência para a sua preparação.

O ideal, é começar a se preparar muito antes de o concurso desejado ser autorizado a abrir novo certame. Sem a autorização, nada de edital de concurso público.

Então como você pode utilizar esse tempo entre o ANTES e o DEPOIS do edital para passar num concurso público sem perder tempo?

Pensando nisso, resolvi te passar algumas dicas para que você aproveite melhor e com mais sabedoria esses dois momentos da rotina de um concurseiro.

O que fazer ANTES do edital de concurso público?

edital de concurso público

1.Defina seu tempo de estudo

edital de concurso públicoQuanto tempo você tem disponível para estudar? Pare por uns minutos e pense nisso. Parece bobagem, mas o tempo disponível vai definir toda a sua estratégia de estudos e por incrível que pareça, não é a quantidade de horas de estudos que define um concurseiro de sucesso e sim a qualidade e estratégia de estudos que você vai por em prática.

Se você tem poucas horas disponíveis de estudo, então não faz sentido você utiliza-las em um curso presencial que vai tomar todo o seu tempo. Você precisa definir o que vai estudar e como vai estudar de uma forma que ainda sobre tempo para suas revisões.

 

2.Tenha o seu concurso definido

edital de concurso públicoUma das principais coisas que você tem que ter em mente é qual o seu concurso. Não adianta você querer fazer todos os concursos que aparecerem pela frente, não vai funcionar.

Você tem que ter em mente o que você quer e se preparar com total foco para esse concurso. De preferência bem antes de se cogitar um edital de concurso público. Você se preparando bem antes do edital aumenta consideravelmente as suas chances e caso ainda não for dessa vez, procure outros concursos na mesma linha, que caia as mesmas matérias.

Assim, você continua se preparando para o concurso desejado e pode até passar em algum outro parecido.

O importante é não desistir e continuar os seus estudos. Passar em concurso é um projeto de vida, portanto, não perca tempo e invista nele.

3.Consulte editais de provas anteriores

edital de concurso públicoEnquanto o edital de concurso público não sai, é normal você ficar meio perdido e não saber o que estudar. Por isso, é muito importante que você consulte os editais de provas anteriores daquele concurso que você quer. Concentre-se exatamente no que foi pedido nas provas anteriores.

Você tem bastante tempo para se preparar, já que o edital ainda não saiu. Então, não se preocupe. Você se concentrando nas matérias exigidas em provas anteriores vai te preparar muito bem para a prova que está por vir.

4.Estude com a ajuda de um cronograma de estudos

edital de concurso públicoDe nada adianta você sair estudando qualquer matéria e perder horas e horas em apenas uma ou duas matérias. Você tem que se organizar. Prepare uma planilha com um cronograma de estudos e siga-o fielmente. Defina o que estudar e quando estudar. Defina também um pequeno tempo de descanso para poder passar de uma matéria para outra.

Você seguindo um planejamento de estudo vai te ajudar e muito na conclusão dos estudos dentro do tempo estimado. E se sobrar tempo, revise.

Triplique as suas chances de passar em concurso público estudando apenas 2 horas por dia

O que fazer DEPOIS do edital de concurso público?

edital de concurso público

1.Leia atentamente o edital

edital de concurso públicoEm primeiro lugar, você terá que ler o edital com muita calma e verificar as mudanças que possam vir a ter de um edital anterior para esse novo edital de concurso público.

Verifique as regras, as exigências e a quantidade de vagas oferecidas e principalmente, verifique as matérias exigidas e o seu conteúdo.

Das matérias que você já vinha estudando, verifique se não existem tópicos novos, não exigidos na prova anterior. Das matérias que porventura venham a ser novas no certame, você vai ter em torno de dois ou três meses para se preparar. Portanto, refaça o seu cronograma e inclua essas matérias, nunca deixando as matérias estudadas de lado, fazendo revisões periódicas de tudo.

2.Estipule prioridades às disciplinas

edital de concurso públicoÀ partir de agora a coisa mudou. Agora você tem um tempo certo para estudar e você não vai querer jogar tempo fora com o que não interessa.

Verifique os pesos de cada disciplina, tanto as estudadas quanto as novas disciplinas e dê prioridade as que tem maior peso. Em um concurso muito concorrido, você provavelmente não vai ter tempo de estudar tudo o que gostaria, portanto, estude o que vai te beneficiar mais.

Mais uma vez eu recomendo que refaça seu cronograma de estudos dando prioridade às matérias com maior peso.

3.Resolva muitas questões de provas anteriores

edital de concurso públicoA prática leva a perfeição, pelo menos é o que dizem. Portanto, resolva muitas questões de provas anteriores do concurso que você vai fazer. Agora você já tem um conhecimento bastante elevado sobre os assuntos, portanto, está na hora de testá-los, além de treinar como ler questões de prova.

A resolução de questões anteriores é uma ótima estratégia para fixar a matéria ao mesmo tempo em que você vai se acostumando com a forma que a banca examinadora cobra as disciplinas.

Resolva tudo o que puder e refaça muitas questões. Aliás, dependendo da quantidade de disciplinas novas exigidas na futura prova, eu recomendo que seu foco seja na resolução de questões.

4.Faça simulados

edital de concurso públicoEsta dica apenas complementa a dica anterior. Procure por simulados e faça-os. É ótimo para você treinar o tempo de resolução das questões. Imagine que aquele é o dia da prova e use sua estratégia, defina os tempos para cada questão.

O treino é importante demais, pois, não adianta você saber tudo sobre as disciplinas e não saber fazer a prova. Deixar de responder questões fáceis simplesmente por que não teve tempo. Isso seria frustante não é mesmo?

5.Descanse a mente e o corpo

edital de concurso públicoPor fim, quando estiver próximo da prova, tire um dia para descansar, passear, sair com os amigos ou namorada(o). Você não vai querer participar de uma prova se sentindo exausto, não é mesmo? E não vai ser um dia que vai atrapalhar toda a sua preparação.

Faça uma caminhada, relaxe. Deixe a cabeça descansar.

 

Conclusão

O edital de concurso público é o divisor de águas para o concurseiro profissional. Saber o que fazer ANTES e DEPOIS é uma estratégia essencial para o seu sucesso.

Utilize sempre o tempo a seu favor e nunca deixe para começar a se preparar depois do edital de concurso público.

Comece a estudar bem antes do edital e não se preocupe com a demora que ele possa causar.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

 

QUER UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA TE AUXILIAR A ESTUDAR?

Deixe seu email abaixo e faça o download do nosso e-book e da planilha de estudos.

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *