Como passar num concurso público sem perder tempo

Essa é a pergunta que vale um milhão! Como passar num concurso público?

Quando fazemos esse tipo de pergunta, o que queremos saber?

Em primeiro lugar, não queremos cometer os erros mais comuns de quem presta um concurso e em segundo lugar, queremos saber quais as melhores práticas para nos preparar.

Principais erros que um concurseiro comete

  1. Procrastinar enquanto o edital não sai. Enrola e acha que depois vai ter tempo para para uma preparação eficaz. Porém, quando sai o edital, corre como louco para recuperar o tempo perdido e percebe que não vai ter tempo o suficiente para ficar pronto. Aí o jeito é estudar o que der e o que não der colocar na mão de Deus.
  2. Fazer todo tipo de concurso que aparece pela frente! Faz concurso pra fiscal, pro Banco do Brasil, pra prefeitura de sua cidade, pra área de saúde, enfim, todos que aparecem.

Com relação ao primeiro erro, o correto é você começar a estudar antes mesmo de o concurso ser autorizado. Dessa forma você vai estudar com calma e se preparar no devido tempo. Participe de fóruns ou grupos, de preferência do concurso desejado. Desta forma, você vai estar sempre por dentro da expectativa de autorização do concurso ou de quando o edital deverá ser publicado. Com certeza se você fizer isso já estará saindo na frente de milhares de candidatos que cometem esse erro frequentemente. E olha, não são poucos.

Já no segundo erro, o problema que vem comprometer seu sucesso é o foco. Você tem que ter foco na área ou cargo que você deseja. Por mais que tenha alguma matéria em comum, outros concursos vão ter organizadoras diferentes e diferentes formas de cobrar a matéria. Portanto, um dos grandes segredos de como passar num concurso público é focar no cargo ou área que mais lhe interessa.

Agindo desta maneira, você não enfraquece o seu foco e ainda fica craque no estilo da examinadora. Começa a perceber como a examinadora cobra determinadas questões e principalmente como costuma fazer pegadinhas em questões mais elaboradas.

como passar num concurso público

Boas práticas na hora de estudar para concurso público

  1. Analise seu ambiente de estudo e elimine tudo que não for essencialmente necessário para que você realize sua tarefa de estudar. Retire tudo que possa desviar a sua atenção ou te interromper a qualquer momento. Exemplo: telefones, smartphones, facebook, whatsapp, tvs e até mesmo a foto da(o) namorada(o), rs.
  2. Deixe sempre o seu ambiente de estudo muito limpo e organizado.
  3. Tenha cada coisa em seu devido lugar.
  4. Crie uma rotina para você. Criando hábitos você não precisa decidir diariamente qual serão suas tarefas do dia. Isso permite foco nas verdadeiras tarefas que realmente importam.
  5. Cuide de sua saúde em todos os planos: físico, mental, social, financeiro e familiar. Exemplo: dormir 8 horas por dia é essencial para o descanso do seu corpo e vai te deixar mais inteiro na hora de estudar, ganhando tempo e com mais eficiência.
  6. Aprenda a fazer a prova. Pegue provas anteriores do concurso que você deseja e resolva. Porém, planeje antes. Veja quantas questões caem e planeje o tempo para cada uma. Resolva o máximo de provas possíveis.
  7. Comprometa-se com a continuidade dessas ações.

Como funciona o processo de aprendizado

Antes de mais nada, você precisa entender aquilo que está lendo. De que adianta você ler um livro de 200 páginas se você não entender o que leu?

Você consegue falar sobre o conteúdo da matéria? Consegue explicar com clareza para outra pessoa?

Se você não consegue, é porque você pode até ter entendido o que leu, mas não reteve no seu cérebro.

Estude com qualidade enquanto se exercita ou se desloca no trânsito

O processo de retensão é um processo de repetição. Você primeiro entende o que está lendo e depois revisa diversas vezes. Isso vai fazer com que aquele conteúdo fixe na sua memória, tornando o aprendizado muito mais produtivo.

À medida que você for adquirindo novos conhecimentos, é importante que você relacione os novos conhecimentos com outros já adquiridos.

Você pode estudar Direito Penal e entender o que está lendo, mas é fundamental você conhecer o Direito Constitucional e entender o porquê de uma lei penal ser considerada constitucional. É fato que você não vai entender geometria se você não conhecer o mínimo de matemática.

Se você conseguir chegar nesse ponto, tenha certeza de que você já está a frente da maioria dos seus concorrentes, sem contar que esta forma de estudar te dá mais benefícios e ferramentas na hora de resolver uma questão de prova. Revisar sempre vai exigir menos tempo e menos dificuldade de entendimento e é muito importante.

como passar num concurso público

Afinal, você entendeu como passar num concurso público?

Bom, os ingredientes necessários foram entregues. Resta saber se você vai por em prática e de forma adequada.

Lembre-se sempre que aprendemos com nossos erros, portanto, resolva muitas provas anteriores da examinadora e não se preocupe quando errar.

“Errar é a melhor forma de aprender”

Espero ter ajudado um pouquinho nessa sua batalha de como passar num concurso público.

Boa sorte e um grande abraço!

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

 

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *