Como memorizar com rapidez e arrasar no concurso

Memorizar com rapidez é um talento muito importante de se ter quando temos como foco o concurso público. Além do que, exercitar sua memória aumenta suas capacidades como pessoa e ajuda a manter seu cérebro saudável. A arte da memorização é antiga e a história está cheia de maneiras inteligentes de se praticar como memorizar. Ao aplicar a psicologia moderna, essas abordagens de memorização podem ser divididas em cinco métodos fundamentais:

Método 1 – Memorização por repetição

Imagine que você está memorizando os estados e suas capitais do Brasil.

memorizar
Para as seguintes etapas neste método, estaremos tentando memorizar esses estados e suas capitais:

  • Para a memorização por repetição, simplesmente repetimos e repetimos o que precisamos memorizar até que esteja fixado na memória. Essa repetição faz com que seu cérebro forme novas conexões e padrões para ajudá-lo a produzir o que você está memorizando – como dizem os neurologistas, “neurônios que disparam conectam-se”. Saiba que o hábito de memorizar por repetição é melhor para alguns tipos de memória do que outros tipos. Memorizar através da repetição encoraja seu cérebro a formar as conexões necessárias para dizer ou fazer o que você memorizou.

 

  • A memorização por repetição é muito boa para tarefas manuais e listas curtas de itens como uma lista de compras, ligar um carro ou passar uma camisa.
  • A memorização por repetição não é muito boa para memorizar uma grande quantidade de itens separados ou ideias complexas únicas, como os elementos da tabela periódica da esquerda para a direita, a ideia do materialismo dialético ou os componentes de um motor de carro.

Faça uma lista do que você precisa memorizar. Verifique se a sua lista está completa e na sequência que você precisa. Pratique a leitura do que você memorizou. Para os estados, é simplesmente ler sua lista, várias vezes, os nomes dos estados.
Tente reproduzir o que você memorizou sem consultar sua lista. Tente cobrir parte ou toda a sua lista com um pedaço de papel e falar em voz alta o que você acabou de ler. Você consegue lembrar o que você leu?

No começo você irá errar muito – não fique frustrado! Este é apenas o seu cérebro se acostumando com o trabalho. Mantenha-se nisso, e dentro de alguns minutos, você poderá lembrar de tudo que você memorizou.

Método 2 – Memorizar Segmentando

Imagine que você deve memorizar os países no Conselho de Segurança da ONU.

memorizar
Existem países que podem ser organizados de acordo com algum esquema?

A segmentação funciona bem quando você está memorizando coisas que são compostas por coisas pequenas em uma ordem sensata. Nosso exemplo poderia subdividir-se por continente. Os elementos da tabela periódica podem ser divididos por tipo, ou se você tiver que memorizar os componentes de um motor, você poderia dividi-lo em subconjuntos (entrada de ar, motor, escape, parte elétrica).

 

  • Se você já memorizou um número de telefone, talvez tenha notado a maneira como os escrevemos – eles estão configurados para serem memorizados. Por exemplo, o número de telefone (011) 3456-1111 é mais fácil de lembrar como três números – 011, 3456 e 1111 – do que lembrar como um número complexo único, 01,134,561,111.
  • Segmentar não é uma ótima estratégia para coisas grandes e complexas e conceitos que não se dividem em partes facilmente. Por exemplo, não é fácil descobrir quais pedaços “memoráveis” seriam para memorizar o conceito de direitos civis, a definição de nacionalidade ou uma lista de números de telefone semelhantes.
  • Divida o que você precisa memorizar em peças menores, mais fáceis de memorizar. Uma vez que você terá que criar peças menores, esta estratégia funciona melhor com itens que você pode quebrar de acordo com algum esquema sensato.
  • Pratique produzindo seus pequenos itens (os pedaços) da memória.

Tenha uma memória imbatível e lembre de tudo que estudou com essa técnica incrível

Para o nosso exemplo do Conselho de Segurança da ONU, você pode tentar destacar um dos continentes e seus países na lista acima.
Treine combinando o segmento. Dominar cada porção ou pedaço individual é apenas o começo – para memorizar completamente algo usando esse método, você precisará reduzir toda a lista. Tente cobrir a lista anterior. Quanto dessa lista você consegue lembrar?

Método 3 – Encadear itens em uma frase ou conceito

Imagine que você precisa memorizar uma lista de compras. Sua lista é composta por um monte de itens diferentes que não têm relação entre si.

memorizar
Compreenda se o encadeamento é bom. Se você tem um número muito grande de coisas para lembrar, isso será uma tarefa difícil. Por esse motivo, o método de encadeamento é a melhor opção para listas mais curtas de itens difíceis de lembrar.

  • O encadeamento é ótimo para um número limitado de itens em uma lista arbitrária sem qualquer relação aparente entre si (por exemplo, a lista árvore, pássaro, teclado, garrafa ). É difícil aplicar uma estratégia com segmentação porque não há categorias reais para dividir as coisas.

Faça uma frase ou imagem composta por todos os itens que você precisa memorizar.
Esta é a parte divertida deste método: quanto mais estranho for a sua frase ou imagem, mais fácil será lembrar.

Por exemplo:

Sanduíche de manteiga de amendoim e café expresso em cabo ethernet com uma chave de fenda passando por ele”.

Encadear itens em uma frase ou conceito. Repita e memorize sua frase ou imagem, então pratique a extração dos itens que você memorizou de sua frase ou imagem.

Você usará sua frase ou imagem como uma chave que irá mostrar o que você memorizou.
Manteiga de amendoim e sanduíche de café expresso em cabo ethernet com uma chave de fenda passando por ele.

manteiga de amendoim, grãos de café, pão, cabo ethernet, bit chave de fenda

Método 4 – Usando Mnemônicos

Imagine que você precisa memorizar a trigonometria básica.

memorizar

Suponhamos que, para esta tarefa, estamos memorizando como descobrir o seno, o cosseno e a tangente do ângulo de base de um triângulo direito.

Compreenda o que são os mnemônicos:
Mnemônica é simplesmente uma palavra extravagante para um processo que você provavelmente conhece da escola primária. Se você já usou o VLAVAIV para lembrar as cores do arco íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta), ou uma frase sem sentido como “Minha vó Tânia já serviu umas nove pizzas” para lembrar os planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), você usou um mnemônico.

Saiba para que os mnemônicos são bons. Se você tiver que memorizar mais itens do que você pode juntar em uma frase curta, será difícil trabalhar com isso. Por esse motivo, o método mnemônico, como o encadeamento, é o mais adequado para um número limitado de itens que você precisa memorizar, que podem se encaixar em um esquema.

Mnemônicos são mais adequados para memorizar uma lista de palavras. Não é tão bom para memorizar grandes listas sem uma organização clara, como uma lista de números de telefone ou os dígitos de Pi.

Crie um esquema mnemônico. Um esquema mnemônico é simplesmente uma frase “chave” ou uma frase para o que você precisa memorizar. Para o nosso exemplo, podemos criar uma palavra absurda simples e fácil de lembrar.

Tente memorizar o seu mnemônico. Seu mnemônico serve como “chave” para sua memória. Cubra a lista anterior – você consegue se lembrar do que significa o mnemônico?

Método 5 – Memorizando através da Associação

Memorizar palavras associadas.

memorizar

Suponha que você precise memorizar os componentes de um computador. Esta seria uma lista do que você teria para memorizar:

  • Teclado
  • Mouse
  • Tela
  • Processador
  • Placa mãe
  • Memória

Compreenda como funciona o método associativo. A mente humana é muito boa em associar as coisas. Esse é um talento que temos de fato, onde é possível usar essa habilidade para memorizar as coisas.

Para essa memorização, você criará uma viagem imaginária ou uma caminhada que você associará ao que você precisa lembrar. Refaça a sua viagem imaginária ou passar por esse caminho irá resgatar suas memórias.

Saiba por que o método associativo é bom. O método associativo é muito poderoso, especialmente se você tem uma forte imaginação.

Ao longo da história, as pessoas usaram alguma variação no método associativo (como imaginar caminhar através de casas mentais, olhar em torno de uma sala imaginária ou folhear um livro de contos de fada) para organizar suas memórias.

  • Memórias que são fáceis de dividir e organizar espacialmente são mais adequadas para o método associativo – coisas como as estrofes de um poema, componentes de uma máquina ou o procedimento para cozinhar ovos.
  • Memórias que não podem ser divididas são menos adequadas ao método associativo – como a ideia básica da pintura expressionista abstrata e a história da Guerra do Golfo.

Imagine um conjunto de memórias secundárias e associe-as com o que você precisa lembrar.
Você usará seu segundo conjunto de memórias como uma ‘chave’ para o que você precisa lembrar.

  • Por esse motivo, se você tiver uma lista de itens discretos que não se encaixem de forma alguma, será mais difícil moldar suas “chaves” das memórias secundárias.

Treinar caminhando pelo seu mapa mental e trazendo o que você tem que memorizar.
Isso pode ser tão legal e interessante assim como simples e fácil de lembrar. Para o nosso exemplo, um homem minúsculo que atravessa um computador pode dizer:

 ” Primeiro nos encontraremos no teclado que fica ao lado do mouse, e através deles posso escrever o que vai ser escrito na tela depois de passar pelo processador. Por trás disso tudo está a placa mãe onde espetamos a memória, que são os responsáveis para que todo esse caminho faça sentido ” .

Pratique explorando seu mapa mental.
Algumas vezes ao dia, concentre-se e visualize-se novamente através do seu passo a passo. Quanto mais você praticar, mais fácil será lembrar.

Treine reproduzindo o que você memorizou do seu mapa mental.
À medida que você executa este exercício de visualização, sua mente ficará melhor e melhor em moldar sua visualização “chave”, mas isso não é suficiente – você precisa se lembrar dos componentes individuais que se encaixam na sua chave. Tente “de frente para trás” e “de trás para a frente”- a partir de uma lista de itens, veja se você pode reproduzir sua viagem mental original ou “chave”.

memorizarPerguntas Frequentes

Existem truques para lembrar respostas mais rapidamente?
Divida a resposta em partes, cada uma consistindo de uma frase. Memorize a frase. Cubra a página e repita a frase. Memorize outra frase. Cubra a página e repita ambas as frases. Memorize a terceira frase. Cubra a página e repita todas as três frases. Faça isso até que seja capaz de recitar toda a resposta. Depois disso, repita mais cinco vezes. Faça uma pequena pausa de cinco minutos. Diga mais uma vez. Se você conseguir, então você memorizou muito bem. Você também pode tentar gravar suas respostas e ouvir o tempo todo.

É melhor memorizar as respostas lendo ou escrevendo?
Escrever ajuda a codificar coisas em seu cérebro de uma forma melhor. É por isso que é ótimo tomar nota durante as aulas – isso ajuda você a se lembrar de coisas melhor do que apenas lendo ou ouvindo. Certifique-se de estar atento e pense sobre o que está escrevendo.

É melhor memorizar coisas difíceis ou tentar compreendê-las?
Tentando entender coisas difíceis, ajudará o seu cérebro a obter mais experiência sobre isso, pois será mais fácil para você lembrar o processo de funcionamento das coisas, ao invés de tentar lembrar-se de coisas que não têm sentido para você em primeiro lugar.

Por que não consigo memorizar facilmente as coisas?
Você pode não conseguir memorizar as coisas com facilidade porque seu cérebro pode estar tentando múltiplas tarefas, mesmo que você não as conheça. Para concentrar sua mente exclusivamente no que está na sua frente, tente ler o texto em voz alta.

Como posso memorizar parágrafos longos?
Geralmente, um parágrafo longo pode ser dividido em pedaços, que posteriormente podem ser memorizados usando diferentes técnicas. Às vezes, certos detalhes no parágrafo que parecem ser “atraentes” e fáceis de memorizar podem ser usados para expandir para outras partes do parágrafo.

Como faço para memorizar respostas enormes com precisão?
Leia uma vez e entenda. Depois de ler, escreva repetidamente até que você decore. Você também pode tentar dizer isso em voz alta.

Como posso memorizar as datas e os anos importantes em uma lição de história?
Faça cartões com o evento de um lado e a data no outro. Revise-os e combine-os até que você possa facilmente recuperar todas as informações.

Como posso memorizar uma linha curta com palavras difíceis?
Leia tudo e então, quando terminar, circule ou destaque as palavras difíceis. Diga-os uma e outra vez até serem fáceis para você. Se necessário, procure a definição dessas palavras para que eles tenham mais sentido na passagem que você está memorizando.

Você tem alguma sugestão para memorizar informações científicas?
Faça cartões com termos-chave, definições, fórmulas, etc. Teste-se, ou peça ajuda para que os outros testem você.

Tenho exames em breve. Como faço para memorizar os parágrafos de história rapidamente? São parágrafos muito longos.
Divida os parágrafos em seções menores. Pratique dizendo a primeira seção até que você possa decorar isso. Em seguida, adicione o próximo parágrafo a ele. Continue fazendo isso até que você tenha memorizado tudo. Você também pode gravar a si mesmo lendo os parágrafos e ouvindo a gravação repetidamente.

As pessoas me dizem para “tirar uma foto” das coisas, mas isso não funciona pra mim. O que eu faço agora?
Experimente métodos diferentes até encontrar o que funciona para você. Coisas diferentes funcionam para pessoas diferentes. Experimente algumas das técnicas contidas neste artigo. Fazer cartões também pode ajudar.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *