Como ler questões de prova de um concurso público

Todos nós sabemos que estudar é fundamental para almejar aprovação em um concurso público. Mas será que só estudar garante a realização de uma boa prova?

Existem outras coisas que podem fazer a diferença na hora de fazer a prova e conhecer a matéria muito bem não vai impedir você de cair em certos erros.

Neste artigo vamos falar de um erro muito cometido pelos concurseiros na hora de fazer a prova de um concurso público: não saber ler a prova.

Mas como você deve ler a prova?

A maioria dos concurseiros, tanto aqueles que estudaram muito, quanto aqueles paraquedistas de concurso, quando chega na hora de fazer a prova deixa a ansiedade dominar. Por isso, saem desesperadamente resolvendo as questões assim que o fiscal dá o sinal. Poucos são os que leem as orientações ao candidato.

Todos estão preocupados com o tempo da prova e querem resolvê-la o quanto antes e acabam por cometerem erros que não cometeriam se tivessem lido as orientações.

Isso significa perder alguns pontos valiosíssimos que podem fazer toda a diferença na hora da classificação.

Já imaginou, você ficou meses estudando para um concurso público, esperando aquela prova e no final descobriu que não podia ser usado caneta preta por exemplo? Não, não, meu amigo, suicídio não vai resolver seu problema.

O correto mesmo é quando você for resolver uma prova, tire uns minutinhos para ler as orientações ao candidato. Vale a pena e você só tem a ganhar na realização da prova.

Outra prática aconselhável é você dar uma leitura rápida na prova para ter uma noção do que o examinador está pedindo, seguido por uma leitura mais aprofundada para captar a ideia da banca. Desta forma, você estimula o cérebro a resgatar o assunto, ganhando confiança para fazer o restante da prova.

Ajuda muito resolver muitos exercícios da banca organizadora enquanto você está no período de estudos, assim, com uma breve leitura você já vai entender o que a banca está pedindo.

Procure se por no lugar do examinador para descobrir qual a intenção dele com a questão, mas não deixe que sua ideia pessoal prevaleça sobre a do examinador.

Triplique as suas chances de passar em concurso público estudando apenas 2 horas por dia

Não se desespere diante de questões complexas.  Leia a questão em partes para ir construindo um entendimento e sempre pense positivamente algo como “eu vou resolver esta questão“.

A pressa na leitura ou até mesmo a distração ou perda de foco, pode induzir você ao erro de interpretação da questão por extrapolação (quando você acrescenta idéias que não estão na questão), redução (inverso de extrapolação, quando você dá atenção a apenas um trecho do texto) ou contradição (quando o texto dá ideias contrárias às suas, fazendo com que você tire conclusões equivocadas).

Sendo assim, se você criar o hábito de ler pelo menos duas vezes a questão em um concurso público, você estará diminuindo as chances de errar por má interpretação do assunto abordado.

fuvest

Caso você ainda tenha dúvida da resposta, interprete as alternativas e procure eliminar o máximo de alternativas erradas. Se mesmo assim ainda não chegar a um resultado, analise qual das alternativas lhe parece mais completa.

Concluindo, não pense que lendo e relendo as questões antes de começar a resolver uma prova de concurso público vai lhe fazer perder tempo. Na verdade, você só tem a ganhar com isso, pois lhe dará a segurança de estar fazendo o que a banca está pedindo. Sem contar que a leitura antecipada ativa o cérebro e o faz resgatar as respostas que você vai precisar.

De agora em diante, aguarde o sinal do fiscal de prova para começar a prova com tranquilidade e tenha a certeza de estar fazendo uma boa prova.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

 

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *