80 Erros Gramaticais que você jamais deve cometer

Você sabe quais são os erros gramaticais mais graves que muita gente comete?

A nossa língua portuguesa está cada vez mais sendo usada do jeito incorreto, sendo transformada diariamente em um conjunto de dialetos incompreensíveis. Os erros gramaticais hoje em dia são até propositais e marcam presença nas diversas tribos que surgem diariamente.

A língua portuguesa é uma das línguas mais complexas e difíceis de se aprender, porém, usá-la corretamente é uma necessidade.  Você já se imaginou em uma entrevista de emprego e de repente você solta um “nóis pode”, “menas”, “estudano”, “falano”, “bastantes” e uma infinidade de absurdos que a gente escuta todo dia por aí?

Seria constrangedor, não é mesmo? Você não passaria nem na porta do banheiro dessa empresa.

No nosso dia a dia, existem situações em que a linguagem correta deve ser utilizada obrigatoriamente como reuniões, entrevistas, palestras, eventos formais e por aí vai. Sem contar que usar a sua língua nativa corretamente é praticamente uma obrigação.

Resumindo, se você pretende ser alguém na vida você tem que saber falar muito bem a língua portuguesa evitando assim os erros gramaticais mais cometidos.

Tenha uma memória imbatível e lembre de tudo que estudou com essa técnica incrível

Para você que pensa em passar em um concurso público é indispensável conhecer nossa gramática para não perder pontos preciosos em uma prova. Quer sabe quais são os 80 erros gramaticais mais cometidos no nosso dia a dia?

O site Viver de Blog publicou um infográfico muito legal, listando os 80 erros gramaticais mais cometidos no nosso dia a dia que vale a pena você conferir.

Confira o infográfico abaixo e fique por dentro do que evitar quando for utilizar a nossa língua portuguesa!

Infográfico Erros Gramaticais
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Fonte: Viver de Blog

Por que não cometer erros gramaticais?

Acredito que com o infográfico acima você já vai estar preparado para acertar muitas questões de português. Pelo menos não vai se deixar enganar com pegadinhas que a banca examinadora pode tentar fazer para confundir você.

Estude bem esse infográfico. Cometer esses erros gramaticais é imperdoável para quem almeja uma carreira pública.

A dificuldade de nossos concursos atualmente exige um nível de preparação muito forte e você tem que focar em disciplinas mais específicas da prova. Saber ler e escrever o português corretamente é no mínimo uma obrigação para qualquer cidadão ou pelo menos deveria.

Sabendo como escrever utilizando a gramática de forma correta não vai fazer você passar no concurso, mas com certeza vai colocar você em igualdade de condições com os melhores concurseiros, passando à frente de muitos outros.

Além de ser uma habilidade imprescindível, escrever bem é um diferencial para se conseguir um bom emprego, se comunicar com as pessoas, ajuda a organizar as idéias, articular argumentos e  na compreensão de textos de qualquer natureza.

Escrever corretamente não é apenas questão de elegância, sofisticação ou sabedoria.

Você deve focar em transmitir exatamente a ideia que se quer passar. Pode ser que você ache pouco, mas é possível que exista uma grande diferença entre o que você pensou e o que colocou no papel. Dependendo do caso, isso pode custar dinheiro ou incomodação.

Exemplos de má comunicação

Para ilustrar, vamos dar um exemplo de má comunicação através da escrita. Qual a diferença entre essas duas frases?

O curso começa em abril e você deve fazer a inscrição neste momento

O curso começa em abril e você deve fazer a inscrição nesse momento

O que acontece nessas duas frases? A primeira, está dizendo que a inscrição do curso tem que ser feita já, agora (neste momento). Na segunda frase está dizendo que a inscrição tem que ser feita somente em abril (nesse momento)!

Por mais sutil que sejam os erros gramaticais, eles podem nos dar uma idéia errada daquilo que se deseja comunicar.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *