8 passos infalíveis para estudar matemática para concurso

A maioria das pessoas quando escuta falar em matemática sente até vertigem. Mas será que estudar matemática para concurso é um bicho de sete cabeças mesmo?

Matemática é uma matéria onde as horas de estudo não estão diretamente vinculadas com o sucesso em resolver problemas matemáticos. É uma matéria que exige mais do que leitura e entendimento.

Mas a boa notícia é que se você estudar matemática para concurso da forma correta, seguindo os passos abaixo, seu caminho pode ficar mais fácil e você pode multiplicar os seus acertos na prova.

1.Escolha um local adequado para estudar

Para estudar matemática para concurso você deve escolher um lugar calmo, livre de ruídos, com uma boa iluminação e com o material necessário organizado. Este lugar deve ter uma mesa e uma cadeira confortável. Nem preciso dizer que não deve ter televisão, celulares ou qualquer outro aparelho que possa lhe tirar a concentração.

2.Determine o seu horário de estudo

Dedique tempo à matéria. Tenha disciplina pra estudar matemática para concurso. Estude sempre no mesmo horário, torne isso um hábito até que isso se torne automático.

3.Escolha o material de estudos

Verifique o nível que o concurso exige, escolha o material de estudos através de indicações de professores, conteúdo exigido no edital, indicação de colegas. Estude por apostilas, bons livros e videoaulas. Procure também, diversas questões de provas anteriores para poder resolver.

Tenha uma memória imbatível e lembre de tudo que estudou com essa técnica incrível

4.Entenda o porquê das coisas

Estude primeiro as teorias, o porquê das formulas, entenda o conceito das fórmulas. Não decore as fórmulas, ao invés disso saiba como se chegou à elas. O concurseiro que não souber o porquê das fórmulas, certamente não vai conseguir resolver uma quantidade muito grande de questões que irão exigir um conhecimento mais apurado para resolução.

Portanto, reserve uma boa parte de tempo no estudo de matemática para concurso para ler bem a teoria.

5.Explore outras formas de resolver as questões

Tente resolver a mesma questão de pelo menos duas formas diferentes. Principalmente as mais complexas. Todas as questões tem mais de uma forma de serem resolvidas. Use a criatividade, utilizando aspectos algébricos e geométricos ao mesmo tempo. Desta forma, você entenderá como chegar ao resultado de diferentes formas e não estando limitado à uma forma só.

6.Estude a interpretação dos textos

Não, não, ainda estamos falando de matemática e não português. A interpretação dos textos das questões é super importante e derruba muita gente que é craque em matemática para concurso. Pegue o máximo de questões de provas anteriores, de preferência da mesma banca do concurso que você pretende fazer e leia bastante.

Descubra como são formuladas as questões e treine para saber se entendeu o que a questão pede. Se for necessário, anote o que você entendeu e depois confira se você não comeu bola em algum ponto. As bancas são ótimas para colocarem pegadinhas no meio das questões. Portanto, esse é um ponto que merece muita atenção.

7.Resolva muitas questões de provas anteriores

Sim, resolva muitas questões de provas anteriores de matemática para concurso. De preferência da mesma banca que você irá prestar. Essa prática é fundamental para o seu aproveitamento em estudo de matérias exatas. A prática traz a perfeição.

Faça e refaça as questões até a exaustão. A prática vai fazer com que você grave as fórmulas de uma maneira fácil.

Crie simulados e treine resolvê-los no tempo que você vai ter na prova para isso.

8.Tire todas as suas dúvidas

Você está tinindo, resolveu muitas questões e está mandando ver, mas uma coisinha ou outra você não entendeu ainda o porquê. Não deixe que restem dúvidas. Procure um professor, entre em fóruns da internet e sane de vez com suas dúvidas. Uma dúvida que parece boba pode fazer a diferença na prova, tirando pontos preciosos de você.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *