5 Técnicas de estudo para passar em um concurso público

O que são técnicas de estudo? Técnica de estudo é uma ferramenta para facilitar o estudo e melhorar (ou otimizar) o sucesso do mesmo. Os especialistas afirmam que a técnica de estudo requer uma atitude ativa, em que quem estuda assuma o seu protagonismo e supere a passividade.

Você gostaria de ter uma vida estável, com ótimos salários, plano de carreira e todas as consequências que uma vida bem estruturada traria para sua você? Quem não gostaria, não é mesmo?

Mas para alcançar esse objetivo tão sonhado por milhões de pessoas, tem que ralar muito! O caminho mais procurado é o do concurso público. Um caminho árduo, onde a perseverança tem que estar sempre presente. Estudar horas a fio diariamente por meses e até mesmo anos.

O grau de dificuldade de um concurso é diretamente proporcional aos benefícios recebidos por quem consegue vencer. E como vencer? Como chegar lá? Você vai escutar muitas fórmulas do sucesso, mas que conseguiu chegar la sabe muito bem como fazer. Cada um tem uma técnica para estudar, mas no final das contas, o segredo é um só.

Estudar muito! Mas como assim, é muita coisa pra estudar, como eu vou guardar tanta informação?

Pensando nisso, o Tô na luta resolveu fazer uma compilação das diversas técnicas de estudo, relatadas por concurseiros que chegaram lá. Veja nossa lista que eu tenho certeza que você vai se identificar com algumas técnicas e depois, bunda na cadeira e por em prática por que a aprovação está a sua espera!

1. Resumos

Um resumo é a exposição abreviada e precisa do conteúdo de um assunto ou matéria. Fazer resumos é muito útil se você fizer da forma correta e é ótimo para você poder revisar aquele assunto constantemente, sem gastar muito tempo estudando tudo novamente.

Isso é ótimo para racionalizar o nosso tempo de estudo, ganhando mais tempo para outras matérias, principalmente aquelas teóricamente mais difíceis que envolvam cálculos e consequentemente exijam mais tempo para resolver.

2. Mapas mentais

 

Uma outra forma de se fazer um resumo da matéria, onde você trabalha com recursos audiovisuais. Mapa Mental é uma ferramenta que permite a memorização, organização e representação da informação com o propósito de facilitar os processos de aprendizagem.

Os Mapas Mentais nos permitem representar nossas idéias utilizando de maneira harmônica as funções cognitivas dos hemisférios cerebrais. Tony Buzan foi quem sistematizou os mapas mentais visando a gestão da informação e do conhecimento.

Estude com qualidade enquanto se exercita ou se desloca no trânsito

3. Gravar áudios

Gravar áudios de aulas para escutar enquanto se está na rua, em um ônibus ou caminhando também é um recurso excelente para estudo. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, todos os smartphones tem esse recurso e você pode aproveitar aquele tempo ocioso entre a sua casa e o trabalho em tempo produtivo para o estudo.

Você pode também gravar a sua própria aula com sua própria voz explicando o conteúdo. Você fará um ótimo exercício de síntese e memorização ao dizê-la em voz alta e, de quebra, ficará com um registro auditivo da matéria.

4. Resolver questões de provas anteriores

Essa é uma técnica muito produtiva e efetiva, onde você põe em prática seus conhecimentos adquiridos na leitura da matéria e aprende com os erros. Desta forma, você vai perceber em que ponto você ainda precisa melhorar e o erro ajuda a fixar o conhecimento na memória.

Resolver questões de provas anteriores à exaustão, tem sido uma prática das mais comuns entre concurseiros, principalmente os que já estão seguindo seus sonhos a algum tempo e portanto já leram e releram várias vezes a matéria. Desta forma, as dúvidas surgem mais rapidamente e as chances de assimilar o conteúdo mais rapidamente cresce.

Outro ponto forte desta técnica é que as questões de outras provas tem grande probabilidade de cair novamente o que dá uma vantagem para quem estuda desta forma. De tempos em tempos, simule uma prova real e cronometre a resolução das questões exatamente como seria no dia do concurso.

 

5. Estudar em grupo

É uma técnica também muito produtiva, onde cada integrante do grupo pode ficar responsável por um tema, elaborar um roteiro de estudo e selecionar questões. No final, o grupo faz uma rodada de questões e discute as que foram respondidas erradas.

Outro ponto positivo desta técnica é que os conhecimentos de um integrante do grupo podem ser passados para os outros em um tempo muito inferior ao que ele levaria estudando.

Você se identificou com alguma dessas técnicas? Tenho certeza de que pelo menos uma delas vai te ajudar bastante para chegar à tão almejada aprovação. Não esqueça que, seja qualquer que seja a técnica utilizada, é importante fazer pausas de hora em hora para dar uma respirada e esticar as pernas.

Também é recomendável alternar as disciplinas entre si para não sobrecarregar o cérebro. Isso ajudará também para que você continue estudando por mais tempo.

E você? Tem outra técnica de estudo que você utiliza?

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Não gostou, fala pra gente, deixe um comentário e dê sugestões para os próximos artigos.

Visite nossa fanpage no Facebook

Opt In Image
5 dicas de como estudar para concurso + Cronograma de Estudo
TOTALMENTE GRÁTIS! Baixe agora

                                             *Nós não enviamos spam.

Posts Relacionados

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *